O cidadão protestante Magos Solomon Semere morreu em um cárcere do africano país de Eritrea, majoritariamente muçulmano, quatro anos e meio após ter sido encarcerado acusado de praticar sua fé cristã.

Conforme informa Bernie Daniel, porta-voz de Martyrs Canada, Semere "era um jovem de Eritrea de 30 anos que morreu em um cárcere militar na zona sul de Assab. Tinha pneumonia, e posso assegurar que foi tratado brutalmente pelas autoridades militares".

A Semere impediram de ver sua prometida durante sua estadia na prisão e repetidas vezes ofereceram dar tratamento médico se renegava de sua fé. Seu companheiro no cárcere afirma que "Magos estava determinado a obedecer ao Senhor e não aos homens".

Mais de dois mil habitantes de Eritrea foram encarcerados sozinho por praticar sua fé e Semere é o terceiro cristão conhecido pelo que se sabe morreu em um cárcere do país, desde outubro do ano passado.

Do mesmo modo, de acordo com informação dada pela organização Compass Direct, durante os últimos 18 meses o Governo do Presidente Isaias Afwerki tem o controle do Patriarcado Ortodoxo, suas finanças e sua administração.

Em 2006, o relatório de liberdade religiosa dos Estados Unidos considerou Eritrea como um dos principais países no mundo aonde se viola este direito fundamental.