O Bispo de Albacete, Dom Ciriaco Benavente Mateos, expressou sentir-se " identificado" com a crítica que faz a Confederação de Associações de Pais Católicos (CONCAPA) à disciplina laicista "Educação para a Cidadania", promovida pelo Governo espanhol.

O Prelado também comentou que este encontro serve para conhecer-se e falar sobre diversos temas de interesse para a Igreja e a confederação, que transmitiu suas linhas de trabalho. Prévio ao encontro, a Presidenta da CONCAPA de Castilla la Mancha, María Jesús González, explicou que entre suas preocupações estão "ver como vai ficar finalmente a disciplina de Religião", destacando que "nós temos claro que tem que ser uma mais".

Deste modo assegurou que não vê "necessária a disciplina de Educação para a Cidadania" e expressou que "estão de acordo em que é necessário fazer cidadãos, mas isso transversalmente já se dava na Educação".

Por isso rechaçou que se "doutrine a nossos filhos do ponto de vista sexual, dos sentidos e das emoções", já que "acreditam que isso é nosso trabalho, não do ensino".