O Secretário Geral da Conferência Episcopal Colombiana, Dom Fabián Marulanda, expressou sua preocupação pelos seqüestrados pelas FARC e propôs a formação de uma frente comum que pressione à guerrilha para liberar os cativos.

Em declarações a Radio Caracol, o Prelado indicou que a pressão não só deve ser para o Governo da Álvaro Uribe, mas sim às FARC, porque são estas as quais no final decidem se deixam em liberdade aos seqüestrados. "Não sei se os países facilitadores tomarão tão a sério seu trabalho como quem o vive diretamente, seria interessante um acordo comum dentro e fora do país para que se pressionasse ao máximo às FARC", assinalou.

O também Bispo Emérito de Florência advertiu que devido ao Governo sustentar atualmente outros dois processos de paz, não pode dedicar-se exclusivamente ao problema dos seqüestrados, que se torna cada vez mais obscuro. "Vejo o Governo preocupado pelo processo de paz com os paramilitares e com o Exército de Liberação Nacional (ELN), assim como por suas políticas", explicou.

Do mesmo modo, expressou sua preocupação pela polarização do país sobre este tema, por isso pediu não fazer com que seja objeto de lutas políticas.

As FARC têm proposto intercambiar 58 seqüestrados que têm em seu poder, entre políticos, militares e estrangeiros, como por exemplo a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, cativa há cinco anos, por 500 de seus membros presos.