A última edição da revista Human Reproduction difundiu um estudo realizado na Alemanha sobre o Método Sintotérmico (STM), um método natural de regulação da natalidade, que reconhece a eficácia deste para distanciar o nascimento dos filhos.

Os pesquisadores alemães, liderados por Petra Frank-Herrmann da Universidade de Heidelberg, publicaram as conclusões de uma investigação desenvolvida com 900 mulheres. As usuárias do STM –que se apóia em identificar dois fatores de fertilidade: temperatura e muco cervical– alcançaram uma taxa de 0,4 gravidezes a cada cem mulheres ao ano.

Para os pesquisadores, o estudo demonstra o que os defensores da vida disseram por anos, quando os métodos naturais são ensinados adequadamente e aplicados corretamente pelos usuários, podem ser os meios mais efetivos para regular a família.

Embora os responsáveis pelo estudo apresentem o STM como um método "tão eficaz" como as pílulas anticoncepcionais para evitar a gravidez, os que promovem o STM esclarecem que os métodos naturais não atentam contra a vida, mas sim permitem a cada casal acolher o dom da vida com responsabilidade.

Para conhecer os distintos métodos naturais visite http://www.aciprensa.com/vida/met-naturales.htm