O Conselho Permanente da Conferência Episcopal da Guatemala deu a conhecer nesta quinta-feira um documento  que lançou um urgente chamado a um diálogo entre o governo e a sociedade civil para resolver grandes temas de interesse nacional  como o Acordo de Livre Comércio (Alca).

Na mensagem, intitulada “Bem-aventurados os que trabalham pela vida e a paz”,  o Conselho Permanente, assinala sua “profunda preocupação pelos recentes acontecimentos em torno às invasões e desapropriamento de terras na Guatemala” e fazem “um chamado ao diálogo e à reflexão em torno do urgente problema agrário em nosso país”; bem como expressam seu apoio “à busca inadiável da paz social”.

Os bispos criticam as conseqüências de novas leis de saúde que “atingem a todos, e não só as pessoas em situação de risco”, “a degradação ecológica que proveniente da exploração mineira com métodos químicos e hidráulicos que atentam contra a saúde de populações inteiras”.

O Conselho Permanente propõe portanto “um Diálogo de máximo nível entre a sociedade civil e os chefes de bancada partidária do Congresso da República sobre outro tema de vital significação para o futuro da Guatemala e a região centro-americana, como é a assinatura iminente dos Tratados de Livre Comércio com os Estados Unidos”.

Finalmente, os bispos pedem  “a todos os homens e mulheres de boa vontade que não se subtraiam da responsabilidade de seus  deveres nos campos da solidariedade e busca do bem comum”.