Os novos testes de gravidez da empresa Capsule 1104 SL incluem a partir de agora a publicidade de uma linha telefônica gratuita de atenção a mulheres que enfrentam uma gravidez imprevista com dificuldades. É a primeira vez que um produto deste tipo faz propaganda de um meio de ajuda.

Conforme informou o semanário ALBA, agora as consumidoras destes testes podem obter os dados de contato da Linha de Atenção à Mulher 900-500-505, uma iniciativa que surgiu há dois anos para oferecer serviço de assistência humana, médica, social e psicológica às mulheres grávidas.

Esta linha telefônica gratuita é atendida às 24 horas do dia por médicos, psicólogas, assistentes sociais e educadores sanitários. Até o momento, atendeu cerca de seis mil casos, dos quais 65% são mulheres preocupadas com sua gravidez e 35% mães com filhos pequenos em situações graves.

Segundo os responsáveis pela linha, 39% das mulheres que chama a reconhece que ninguém os apóia ante sua gravidez inesperada ou em dificuldade, enquanto que 34% assinala que recebem o apoio principal dos pais do bebê, 25% da família e 2% de amigos.

A idéia nasceu de Rafaela Alonso, uma assistente social com experiência no trato com adolescentes. "As garotas se encontram sozinhas, não sabem o que fazer quando ficam grávidas; por isso é muito importante que possam dispor de um serviço de assessoramento profissional que as oriente em um momento tão crítico como uma gravidez", assinala Alonso ao semanário ALBA.