A Universidade CEU Cardeal Herrera anunciou nesta sexta-feira a decisão alcançada por unanimidade do Conselho de Governo do centro de estudos para conferir o Doutorado Honoris Causa ao Cardeal Antonio Cañizares , Arcebispo de Toledo.

No mesmo ato também se investirá a Nora D. Volkow, Diretora do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA) dos Estados Unidos.

O Conselho de Governo da Universidade CEU Cardeal Herrera lembrou a concessão do grau de Doutor Honoris Causa "em consideração a seus extraordinários méritos". O ato de investidura está previsto para o próximo dia 24 de maio.

O Cardeal Antonio Cañizares é Vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha. Deste modo é membro da Congregação para a Doutrina da Fé e da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei.

Conforme explicou a nota de imprensa da Universidade, "o Cardeal Cañizares se destaca tanto por seu trabalho intelectual como professor universitário e escritor, como por seu intenso trabalho pastoral no terreno social e na defesa da vida ".

O Cardeal nasceu em Utiel, realizou os estudos eclesiásticos no Seminário Diocesano de Valência e na Universidade Pontifícia de Salamanca, onde obteve o Doutorado em Teologia com especialidade em Catequese com sua tese sobre Santo Tomás de Vilanova e a predicação espanhola no século XVI.

Dedicou a maior parte de sua vida a docência como professor da Faculdade de Teologia de Salamanca, do Seminário de Madri e do Instituto Superior de Ciências Religiosas.

Foi fundador e Presidente da Associação Espanhola de Catequistas, membro da Equipe Europa de Catequese, Ajudante da Paróquia de São Gerardo de Madri, Diretor da Revista "Teologia e Catequese" e autor de vários livros.

Recentemente a Prefeitura de sua cidade natal lhe concedeu a Medalha de Ouro.