O Bispo de Porto Iguaçu, Dom Marcelo Martorell, recordou que "Jesus nos fala do perdão, não como um ato heróico dos Santos, mas sim como um ato que deve nascer espontaneamente de um coração convertido ".

O Prelado considerou que "os cristãos iluminados pelo Evangelho devem distinguir-se dos pecadores no campo da caridade e do perdão porque o Senhor nos exige uma verdadeira conversão, que nos faz olhar ao homem e à vida de maneira distinta".

"Ao que golpeia a tua face de a outra, dá tudo o que peça. Embora às vezes não se podem aplicar estas palavras ao pé da letra, terá que captar o sentido profundo que o Senhor quer dar que é o de abster-se de vingar a ofensa, estar pronto a fazer o bem a qualquer um, dar o maximo possível até mais do devido", destacou.

Dom Martorell indicou que "o Senhor quer pratiquemos uma justiça mais animada pelo amor que Ele veio nos ensinar, sendo o primeiro a praticar, dando sua vida por pessoas rebeldes e ingratas, morrendo por nós quando fomos ainda pecadores".

Adicionou que "usualmente não somos capazes de entender nem de viver esta doutrina, porque para poder fazê-lo é necessário renascer em Cristo, nos revestindo d'Ele, nascendo a uma nova vida, que nos afaste de todo tipo de egoísmo, que nos encerra em nós mesmos e que nos faz vulneráveis a qualquer ofensa".