O Museu de Arte Contemporânea Beato Angélico da Universidade Católica de La Plata (UCALP) convidou a profissionais e estudantes a participar do concurso Distinção Beato Angélico 2007, que premiará aos melhores trabalhos de arquitetura e arte sacra que respeitem "as normas litúrgicas da Igreja" e a essência deste centro de estudos.

De acordo às normas, quem quiser participar de arquitetura sacra, poderá fazê-lo em uma das duas modalidades. A primeira criada para profissionais, que "premiará o melhor esboço arquitetônico de uma igreja para o culto católico"; e a segunda para estudantes, que "distinguirá o melhor esboço arquitetônico de uma capela católica".

Em arte religiosa também haverá dois espaços, "um de pintura religiosa e outro de pintura sacra: Ícones, onde poderão participar estudantes de arquitetura".

Os trabalhos serão recebidos de 6 a 23 de agosto de 2007 na sede do museu. Os prêmios serão entregues em 7 de setembro de 2007 e as obras selecionadas serão expostas de 7 a 21 de setembro.

Padroeiro dos artistas

A UCALP inaugurou seu Museu de Arte Contemporânea em 23 de Maio de 1980, dando o nome de um dos mais destacados artistas plásticos que nasceu do seio da Igreja, o Beato Angélico Guido di Pietro.

Guido di Pietro nasceu na Itália a fins do século XIV. Aos vinte anos de idade ingressou na ordem dos Dominicanos, no convento de Fiésole, onde adotou o nome de Frei Giovanni.

Após sua morte, seus contemporâneos descobriram a inspiração divina em sua obra, por isso começaram a chamá-lo Frei Angélico ou Angélico. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II e renomado Padroeiro dos Artistas, especialmente dos artistas plásticos. Peritos expressaram que sua obra contém um grande valor artístico e religioso.

Para mais informação sobre a Distinção Beato Angélico 2007, pode acessar a página http://www.ucalp.edu.ar/index2.html, ou escrever ao e-mail concurso2007@ucalp.edu.ar.