O Cardeal Paul Poupard, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, explicou que uma das graves conseqüências do secularismo na sociedade ocidental é o *relativismo imperante*, durante sua exposição no Congresso "Jovens e Cultura Secularizada" que se realiza no palácio San Calisto de Trastevere em Roma, sede do Pontifício Conselho para os Laicos.

No evento, promovido pela associação internacional Caridade Política, o Cardeal lamentou esta "*onda de iluminismo e laicismo* que quer encerrar ao homem dentro dos limites do experimental e do calculável, enquanto na praxe, a liberdade individual vem erigida como valor fundamental sob o qual têm que estar todos os outros".

Para o Cardeal francês, "*acreditar hoje é o mais difícil especialmente para os jovens*. Em um mundo que se apresenta como auto-suficiente: Deus parece supérfluo e estranho". Em sua opinião, quem difunde esta visão do mundo é a "globalização mediática".

Por sua parte, o professor Alfredo Luciani, Presidente da Associação Caridade Política, disse que "neste clima os jovens *perdem o rumo e o sentido da vida*" e se lançam então para a carreira exasperada, para a auto-afirmação e o êxito, acariciando falsas diversões e os paraísos artificiais das drogas e outras formas de alienação.