O porta-voz do Governo vietnamita, Le Dung, negou que o padre Thadeus Nguyen Van Ly e dois dissidentes *tenham sido oficialmente detidos*, mas reconheceu que o escritório do sacerdote foi registrado.

O porta-voz, que se negou a responder se as três pessoas estão sob detenção domiciliar, disse que o sacerdote é acusado de "atos de instigação" e de "minar a unidade nacional".

"Ly não mostrou arrependimento desde sua liberação, rechaçando cumprir com sua liberdade condicional. realizou inclusive atos de instigação e congregado pessoas contra a autoridade", disse Dung.

Entretanto, um empregado que não foi identificado, relatou que o escritório do Pe. Nguyen Van Ly esteve vigiada por dois policiais uniformizados.

Por outro lado, Dung tampouco quis declarar sobre os dois dissidentes Nguyen Phong e Nguyen Binh Thanh, pertencentes a um partido ilegal, já que no país *só pode funcionar o Partido Comunista*. Segundo fontes dissidentes, ambos também foram detidos.

O Pe. Nguyen Van Ly, de 59 anos, é *defensor da liberdade religiosa e dos direitos humanos*. Esteve preso entre 1983 e 1992, e foi novamente detido em 2001. Há dois anos foi anistiado.

O sacerdote, antes de sua detenção de 2001, tinha iniciado uma campanha para obter a liberdade religiosa no país. Essas ações e sua crítica à violação de direitos humanos lhe custaram *constantes pressões por parte do Governo comunista*.