A Comissão Diocesana de Pastoral Social de São Pedro Sula, emitiu um comunicado em que pede ao Governo intensificar as medidas que tirem Honduras do subdesenvolvimento, e "lutar com todas as forças contra a corrupção pública e privada e o crime organizado".

O texto, assinado pelo Presidente da comissão, Dom Rómulo Emiliani, repassa os males que afligem o país, como a pobreza extrema e a corrupção; e adverte que não se deve cair "na armadilha de acreditar que nada pode ser feito, de nos deixar desanimar e que o fatalismo nos conduza à derrota certa".

"Tudo pode ir mudando positivamente se nos unirmos cada vez mais para lutar contra os males que afetam a nossa Pátria. Honduras não pode continuar o caminho para o abismo. Podemos solucionar muitos problemas se defendermos a vida em todos os aspectos ", destaca o comunicado.

Nesse sentido, o texto expressa a necessidade de realizar "mais investimentos em saúde, educação e moradia"; programa que favoreçam a microempresa e indústria nacional que, por sua vez pode gerar emprego, garantindo benefícios sociais para que os trabalhadores levem uma vida digna. "Deve existir em todas as fábricas de maneira obrigatória uma dependência onde se dê um diálogo construtivo entre empresários e trabalhadores", destaca.

Do mesmo modo, os membros da comissão insistem "na urgência de investir no campo", já que "as pessoas que vivem no meio rural merecem uma vida melhor" e advertem que "o êxodo maciço do campo às cidades e aos países do primeiro mundo é um escândalo e sintoma de uma grande tragédia nacional, a da injusta e criminal partilha dos bens".

O comunicado, depois de rechaçar "a engrenagem que protege os criminosos do 'colarinho branco'", assinalam que é delito e falta moral "fugir dos impostos como usar os bens do Estado para proveito pessoal".