O candidato do Partido Popular (PP) à prefeitura da Villalba, Julio Henche, confirmou o HazteOir.org (HO) a retirada do polêmico guia educativo para os jovens estudantes dos colégios públicos do município devido à "avalanche de protestos cidadãos" recebidos pelos vereadores.

"Tal foi a avalanche de protestos por pais e cidadãos, através de correios eletrônicos, chamadas telefônicas, e meios de comunicação, não só à equipe de Governo mas também, por isso tenho conhecimento, a nosso próprio grupo municipal e à Assessoria de Educação, que não tiveram mais remédio que retificar", declarou Henche.

Entretanto, assinala uma nota publicada pelo HO, Henche desconfia das boas intenções dos regedores socialistas: "Sua retificação se produz por proximidade às eleições municipais, e o mal já aparece", declarou o populista.

Conforme Henche, "nos inteiramos da edição deste guia como resultado da avalanche de protestos que gerou por parte dos pais, porque a equipe de Governo não nos informou absolutamente nada de sua edição nem de que estava sendo distribuído nas escolas. Mas tampouco me surpreende: não é a primeira vez que se advoga ante os jovens do município porque terá que experimentar tudo".