A Arquidiocese de Buenos Aires divulgou que o Tribunal da Cúria Arcebispal se reuniu em primeira sessão para realizar os atos iniciais do processo que recolherá os testemunhos sobre a fama de santidade e o exercício heróico das virtudes do Servo de Deus Eduardo Francisco Pironio.

Conforme informou a agência católica de notícias AICA, os testemunhos que devem ser escutados aqui, na Argentina, são aproximadamente trinta e três, entre bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e laicos.

O tribunal é presidido pelo Dom Joaquín Mariano Sucunza, Bispo Auxiliar e Vigário geral do Arcebispado de Buenos Aires, e está integrado pelo Pe. Luis Glinka, juiz incumbido; o presbítero Alejandro Bunge, juiz anexo; o presbítero César Salvador Sturba, promotor de justiça; e as tabeliãs anexas irmã Isabel Fernández e senhorita Josefina Martinetto.

O processo para a causa de beatificação do Cardeal Pironio se iniciou no tribunal eclesiástico do Vicariato de Roma, cidade onde o Cardeal terminou sua vida terrena logo depois de presidir o Pontifício Conselho para os Laicos.

A causa foi iniciada por decisão da Conferência Episcopal Argentina, que nomeou o postulador em fevereiro de 2005. Em junho do mesmo ano foi constituído o Tribunal em Roma, e após se leva a cabo o exame dos numerosos textos do Servo de Deus.

A fase de coleta dos testemunhos continuará, na Itália, Espanha e Colômbia, além da Argentina.