A cadeia radial mais importante do país, Radio Programas do Peru (RPP), recordou o sexto aniversário da criação cardinalícia do Arcebispo de Lima, Juan Luis Cipriani Thorne, com uma entrevista especial onde destacaram os anos de serviço pastoral do Cardeal peruano.

"Tenho muito que aprender e seguirei aprendendo. E também muito que pedir perdão por coisas que alguém faz e diz, que não estão de acordo à tarefa que se tem que ser feita de servir aos outros", respondeu o Cardeal ante as saudações da imprensa.

Referindo-se às tarefas que a Igreja Católica tem pendente no país, o Arcebispo de Lima assinalou que "tem a enorme responsabilidade de apresentar de maneira bonita, alegre, atrativa especialmente à juventude uma proposta de vida limpa, de vida de trabalho, uma proposta que leve os jovens a pensar que podem, de uma maneira dinâmica, aproximar-se de Deus".

"A Igreja permanentemente revisa também os modos, as expressões e os métodos, sabendo que a mensagem é única, mas a maneira de apresentá-lo devem melhorar e mudar".

O Cardeal defendeu também o direito da Igreja de "opinar sem interferir nas funções do Estado como por exemplo falar de uma reflexão ética sobre o cuidado das comunidades, e outros temas referentes ao âmbito da moral pública".