A Biblioteca Apostólica Vaticano e as Coleções Numismáticas inaugurarão nesta sexta-feira, dia 23, a Exposição "Tu és Petrus – Pedro nas Medalhas dos Papas", por ocasião do 500º aniversário da fundação da Basílica de São Pedro.

A exposição será inaugurada na tradicional Vila Chiassi em Romael Cardeal Jean-Louis Tauran, Bibliotecário e Arquivista da Santa Igreja Romana; e encerrará em 22 de abril.

As medalhas papais que serão exibidas correspondem às diferentes fases de construção da atual basílica; e se cunhavam cada vez que se terminava de edificar uma nova parte do templo, da colocação da primeira pedra, em 1506, até o término das construções.

Entre as medalhas expostas figuram a da fundação da basílica, a do projeto de Bramante, que nunca se realizou; a medalha com o projeto de Sangallo; com o projeto de Michelangelo; com a cúpula, com a fachada de Maderno, com a cátedra de Bernini; entre outras.

Depois do encerramento, no próximo dia 22 de abril, a exposição se deslocará para Rússia, no Museu de Hermitage de São Petersburgo, onde poderá ser visitada durante os meses de maio e junho.