O Papa Bento XVI sustentou esta manhã o tradicional encontro com os párocos de Roma com ocasião da Festa da Cátedra de Pedro, durante o qual respondeu com simplicidade e profundidade às perguntas dirigidas pelos sacerdotes.

Em um clima de alegria e comunhão, os párocos romanos dialogaram com o Pontífice especialmente em torno do tema do anúncio do Evangelho em um mundo cada vez mais secularizado, e sobre o desafio da transmissão da fé às gerações seguintes.

Nove sacerdotes romanos tomaram a palavra para expor ao Santo Padre perguntas sobre temas referidos à pastoral juvenil, a importância dos Santuários, a arte sacra como instrumento de evangelização, e o papel dos movimentos eclesiais .

O Santo Padre destacou que a missão fundamental do clero da capital romana é a de "aproximar as novas gerações ao Evangelho".

"Muitos jovens vivem em um mundo longínquo de Deus", disse o Papa, ao destacar que a crescente distancia entre os adolescentes e a Igreja "é conseqüência de um contexto cultural no qual o encontro se faz difícil".

Por isso, "é tarefa prioritária" dos párocos romanos fazer com que os jovens de hoje descubram a Deus.

"Na Itália vejo como a fé está ainda profundamente enraizada no coração da sociedade italiana, mas também está ameaçada", advertiu.

A Santa Sé, através da Rádio Vaticano e do Departamento de Imprensa, publicará, nos próximos dias, a transcrição completa da conversa.