O Bispo de Portalegre-Castelo Branco (Portugal), Dom José Francisco Sanches Alves, convidou aos paroquianos a oferecer suas renúncias quaresmais para a construção de um seminário em Guiné Bissau (África) e um centro pastoral no Bairro dos Assentos, em Portalegre.

"Ajudaremos a construir um seminário destinado à formação dos futuros sacerdotes em um país onde os portugueses levaram a fé e onde a instabilidade política segue deixando detrás de si uma esteira de pobreza", expressou o Prelado em sua mensagem pela Quaresma.

Segundo a agência Fides, Dom Sanches recordou os "muitos recursos espirituais" que possui a Igreja, como as celebrações litúrgicas, as devoções populares, a renúncia a bens materiais, entre outros. Além disso, exortou aos paroquianos a viver com "particular intensidade este momento litúrgico".

Sobre o centro pastoral no Bairro dos Assentos, o Prelado explicou que se construirá "uma igreja, um centro paroquial e um centro social" e recordou que estas obras são esperadas "há 20 anos pela população do principal bairro da cidade".

"Quem contempla a Cristo na cruz não pode não sentir-se interpelado por este ato de amor infinito em relação à humanidade", expressou Dom Sanches e disse que esta contemplação "provoca um processo dinâmico de amor e serviço aos irmãos" que se concretiza na ajuda para estas duas obras.