"Tiremos o que nos estorva. Pode ser um momento de TV, possivelmente um vício que tem nos escravizado, ou uma relação que nos parecia boa e, entretanto, separa-nos de Deus. Tiremos todo estorvo e ponhamos nosso ouvido e nosso coração à escuta de Deus", recomendou para este tempo de Quaresma o Bispo de Tarazona, Dom Demetrio Fernández.

Em sua carta sobre este tempo litúrgico, o Prelado recorda que "antes do homem procurar Deus, é Deus quem procura o homem" e convida que permitamos sermos "pescados" por Ele. "Acolhamos essa busca, porque nós necessitamos de Deus. Façamos silêncio em nosso interior. Um silêncio de espera, de escuta. Um silêncio que já é diálogo, disponibilidade, obediência ao que Deus nos proponha", exorta o Bispo.

Mais adiante, Dom Fernández recorda que celebrar a Páscoa é acolher o "passo" de Deus por nossa vida e que "a Igreja nos convida a preparar neste ano a Páscoa do Senhor, o passo por nossa vida de um amor que pode transformá-la: o amor louco de Deus, que busca apaixonadamente ao homem".

Finalmente, indica que a Quaresma é "tempo de mais oração com Deus e de mais misericórdia com nossos irmãos" e que "precisamos ser purificados pela graça de Deus, e temos que freqüentar o sacramento da Penitência, recebido individualmente, depois de um sereno exame de consciência, uma sincera dor dos pecados e um desejo de não ofender mais a Deus".