A polícia da região central do Vietnam deteve o Pe. Thadeus Nguyen Van Ly, conhecido defensor da liberdade religiosa e os direitos humanos, por cometer "atos de instigação" e não "demonstrar arrependimento desde sua soltura".

Segundo a agência oficial Vietnam News Agency, a polícia "investigava atos ilegais de Ly", enquanto que Free News Agency precisou que como parte da operação se expropriaram seis computadores e diversos documentos do sacerdote.

O Pe. Nguyen Van Ly, de 59 anos, esteve preso de 1983 a 1992, e foi novamente detido em 2001. Nessa ocasião foi condenado a 15 anos de cárcere por "socavar a unidade nacional". Há dois anos foi anistiado. Entretanto, segundo a agência oficial, "não demonstrou arrependimento desde sua soltura e recusou cumprir com as condições probatórias de sua sentença".

O sacerdote, antes de sua detenção em 2001, tinha iniciado uma campanha para obter a liberdade religiosa no país. Isso e sua crítica à violação de direitos humanos lhe custou constantes pressões por parte do Governo comunista.