O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Saenz Lacalle, chamou a não usar politicamente o assassinato de seu predecessor, Dom Oscar Arnulfo Romero, e se distanciou da comemoração que alguns setores políticos querem fazer ao controvertido major Roberto D'Aubisson, quem ordenou a morte do falecido Arcebispo.

Na quinta-feira passada, membros de organizações e deputados da Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional (FMLN) levaram pôsteres com a imagem do Dom Romero para protestar pela iniciativa de três partidos de direita para nomear a D'Aubisson e ao Ex-presidente José Napoleón Duarte como "Filhos Meritíssimos de El Salvador". "Se vê uma figura manipulada por um determinado partido , então, por favor, respeito a Dom Romero", disse o Prelado ante o fato.

"Eu não estou criticando algumas posturas ou outras, têm liberdade máxima de expressão cada um dos deputados, mas eu pediria como Arcebispo de San Salvador que se respeite a figura de Dom Romero, que não lhe meta em lutas interpartidárias", precisou.

O Arcebispo de San Salvador também indicou, ante a comemoração que alguns setores querem render a D'Aubisson, que "cada um pode ter a simpatia ou a avaliação que queira dos personagens que queira, mas de todas as maneiras isso não deve ser motivo de inquietação social".

Seguidamente se referiu à lei de anistia aprovada em 1993, graças a qual "todos os partidos puderam apresentar-se a eleições e saíram gananciosos os que mais votos tinham e na atualidade a Assembléia é composta por um polipartidarismo muito são", disse o Prelado.

Dom Saenz Lacalle afirmou que "se perdoaram na anistia delitos de uns e de outros, não vale a pena estar outra vez trazê-los à tona porque não fazem mais que turvar o ambiente".