O departamento de imprensa do Movimento dos Focolares informou que o responsável pelo ramo sacerdotal dessa instituição, Pe. Silvano Cola, faleceu pela manhã do sábado devido a uma doença cardíaca.

O presbítero que vivia no Centro Sacerdotal de Grottaferrata, em Roma, foi um dos primeiros sacerdotes desse movimento eclesial e durante os últimos anos compartilhou com uma das primeiras focolarinas, Valeria Ronchetti, a responsabilidade da Secretaria para o Primeiro Diálogo, instituída pela fundadora, Chiara Lubich, para promover a comunhão entre movimentos eclesiásticos e novas comunidades.

Ao saber da notícia de seu falecimento, Lubich destacou do Pe. Penetra a " generosidade incansável com a qual desenvolveu seu trabalho a serviço do mundo sacerdotal, remetendo-se às palavras evangélicas sobre Jesus: havendo amado, amou-os até o extremo".

O funeral do Padre Cola será nesta terça-feira às 02:30 p.m. (hora de Roma) no Centro Mariápolis de Castel Gandolfo.

Originário de Camerino, na região italiana das Marcas, o Pe. Cola nasceu em 22 de janeiro de 1928. Recebeu a ordenação sacerdotal aos 23 anos. Em 1964 se transladou ao Centro do Movimento eclesial. Em 1990 tomou parte no Sínodo dos Bispos sobre a formação sacerdotal.

No ramo sacerdotal do Movimento dos Focolares há atualmente mil sacerdotes e diáconos, além de cerca de cinco mil seminaristas; presentes em 120 países.