O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, expressou sua saudade pela recente pesquisa dada a conhecer pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, aonde se trata o tema das relações pré-matrimonias nos jovens, sem valor moral algum.

"Francamente me surpreende que uma universidade católica não de uma valorização moral sobre estes temas. Pode dar um dado numérico, mas tem obrigação como instituição católica de dar uma valorização moral, o que é o que a Igreja ensina sobre a instituição do matrimônio e da família", indicou o Cardeal.

Depois de explicar que hoje em dia as pessoas exercem um grande domínio sobre as coisas materiais e que esta realidade nos faz "mais incapazes de captar a mensagem ética", o Arcebispo de Lima destacou que "terá que redescobrir que há algo comum a todos os homens e mulheres de qualquer religião, cultura e lugar do mundo, que é a lei natural do qual se deriva o primeiro princípio de fazer o bem e evitar o mal".

Além de manifestar sua desconformidade com a referida pesquisa, o Cardeal Cipriani também disse em seu programa de rádio "Diálogo de Fé", que "um dos princípios de fazer o bem e evitar o mal é o respeito humano, desde sua concepção até seu término natural, porque a vida não é propriedade de ninguém mas sim um dom de Deus".

Ao falar da pílula do dia seguinte, o Arcebispo de Lima disse que este fármaco impossibilita a implantação, impedindo a "fecundação de um óvulo que possa gerar no dia de amanhã uma vida". "Se isso for assim, não há cientista que possa determinar que a pílula do dia seguinte não seja abortivo. A Igreja não pode ir além dos dados pela ciência, mas a ciência não pode ir além dos dados que o microscópio ou o estudo genético lhe possa dar", precisou.