O Pontifício Conselho das Comunicações Sociais anunciou que de 22 a 24  de março se realizará em Cochabamba, Bolívia, a primeira oficina RIIAL (Rede Informática da Igreja na América Latina) no âmbito da vida consagrada.

Segundo o comunicado, a oficina "nasce com o entusiasmo de algumas Congregações Religiosas e Institutos que maturaram uma Fase Piloto para a Vida Consagrada na RIIAL e que dará seu primeiro passo em Cochabamba no próximo mês de março".

A nota de imprensa do dicastério assinala que embora durante os mais de 20 anos de vida da RIIAL, "os religiosos foram participando dela de maneira individual, sentido a necessidade de que fossem os Institutos como tais quem se integrasse neste grande espaço de colaboração eclesiástico, que usa a informática como poderoso instrumento de comunicação a serviço da evangelização".

Esta Oficina, patrocinada pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais através da Coordenação Geral da RIIAL, terá o apoio do Centro de Formação N. Sra. de Guadalupe com sede em Buenos Aires (Argentina).

Do mesmo modo, a Delegação de Comunicação do Arcebispado de Cochabamba e seu Departamento de informática prestarão o apoio logístico para tal evento, que se realizará na casa de retiros Maria Pouseppin.

Alguns dos temas durante a oficina serão:

  • O ecossistema comunicacional que marca nossa época.
  • A comunicação como serviço.
  • As necessidades e fortalezas específicas de cada Instituto de Vida Consagrada presente na Oficina.
  • Integração da Vida Consagrada na RIIAL.

Além disso, tem-se programada uma vídeo-conferência de Roma com o tema da Mudança de paradigma em clave de comunicação.

Mais informação: pccs@riial.org