O Papa Bento XVI nomeou Bispo de São Pedro no Paraguai, Dom Adalberto Martínez Flores; até agora Bispo de São Lorenzo, para suceder no cargo ao Bispo rebelde Fernando Lugo, quem foi obrigado a renunciar anos atrás e atualmente concorre pela presidência do país, transgredindo normas canônicas.

Dom Adalberto Martínez Flores nasceu em 8 de julho de 1951 em Asunción . Depois de freqüentar a Faculdade de Economia da Universidade Nacional, transferiu-se para Washington (Estados Unidos), onde obteve o Bacharelado em Artes na Oblate College.

Ingressou em seguida à Escola Internacional Sacerdotal do Movimento dos Focolares em Frascati (Itália) e obteve o bacharelado em Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense.

Foi ordenado sacerdote em 24 de agosto de 1985 para a diocese norte-americana Virgin Islands; mas retornou ao Paraguai em 1993, onde foi nomeado bispo em Asunción. Ali foi vigário paroquial, pároco, Secretário Geral do Sínodo Diocesano e assessor pastoral de Radio Caritas.

Foi nomeado Bispo Auxiliar de Asunción em 14 de agosto de 1997 e em 18 de maio de 2000 foi transferido como Bispo de São Lorenzo.

Atualmente é Secretário Geral e Porta-voz da Conferência Episcopal Paraguaia.