O Pontifício Conselho  “Justiça e Paz”,  presidido pelo Cardeal Renato Martino, inaugurou nesta sexta-feira uma jornada de estudos para discutir sobre o desenvolvimento social e econômico da África na era da globalização.

O evento, que teve lugar na sede romana do dicastério, convocou cardeais africanos, embaixadores desse continente na Santa Sé, especialistas em desenvolvimento e globalização, e representantes de organismos internacionais, entre eles Nações Unidas,  a agência católica norte-americana “Catholic Relief Services”, a Comunidade de Santo Egídio e o  “Earth Institute” da Universidade de Columbia (Estados Unidos).

A sessão matutina foi presidida pelo Arcebispo Giovanni Lajolo, Secretário para as Relações com os Estados das Santa Sé, que falou sobre o interesse de  João Paulo II pelo continente africano.

“África é o continente que paga o preço mais alto pela nova situação mundial” depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, disse Dom Lajolo em sua conferência.

O Prelado destacou além disso que “a região sub-saariana é a que paga o maior preço,  com seus milhões de pobres e a ausência de uma eficaz rede assistencial.

A  sessão vespertina centrou-se nos problemas crônicos do continente, entre eles as doenças epidérmicas, a pobreza e dívida externa; e discutiu também alternativas de reconciliação.