Um total de 800 sacerdotes diocesanos espanhóis se encontram atualmente na América Latina, segundo a Comissão Episcopal de Missões e Cooperação entre as Igrejas (CEM), que, além disso, afirma que a maioria está no Peru (127), Estados Unidos (88), Venezuela (82) e Brasil (74).

Por motivo da celebração do Dia Hispano-americano no próximo dia 4 de março sob o lema "Chamados a ser discípulos e missionários na América", o Presidente da CEM e Bispo de Jaén, Dom Ramón del Hoyo, assegura em uma mensagem que "longe de diminuir o interesse missionário da Igreja espanhola pela obra evangelizadora da América Latina", as dioceses espanholas "vieram respondendo em todo tempo à cooperação".

Assim, explica que o lema da jornada deste ano, "guarda relação" com o eleito para a V Conferência do Episcopado Latino-americano (CELAM) que terá lugar em Aparecida (Brasil) no mês de maio, já que também põe o acento na missão.

Do mesmo modo, destaca "a abundante sementeira" que tanto a Obra de Cooperação Sacerdotal Hispano-Americana (OCSHA) como a dos numerosos enviados das dioceses espanholas significaram "em favor da missão, durante os últimos 50 anos".

"Por razões históricas de cultura e de língua, o espírito missionário da Igreja espanhola fixou especialmente seus olhos nas Igrejas irmãs daqueles povos e nações de forma prevalente", insiste o Prelado.

Por sua vez, o Presidente da Pontifica Comissão para a América Latina (CAL), Cardeal Giovanni Battista Re, em uma missiva enviada à Conferência Episcopal, anima à Igreja espanhola a "viver uma verdadeira audácia evangelizadora" em um momento em que a América Latina "necessita mais que nunca que sua religiosidade seja despertada e alimentada com decisão".

Desdobramento pastoral

Do mesmo modo, reconhece e agradece "o desdobramento pastoral" que os católicos da Espanha tiveram para com a América Latina "durante mais de 500 anos de evangelização" e faz um chamado "a continuar com este grande empenho missionário" nestas "extensas regiões onde as necessidades espirituais e terrenas são grandes".

Segundo dados do Secretariado da Comissão Episcopal de Missões, ao encerramento de 2006, um total de 800 sacerdotes diocesanos se encontravam na América Latina, dos quais 362 pertencem a OCSHA –que surgiu em 1949 por iniciativa da CEM para ajudar a Hispano-América– e 438 a outros grupos missionários sacerdotais diocesanos como o Instituto Espanhol de Missões Estrangeiras (IEME). Por dioceses, as quais contribuíram mais sacerdotes missionários foram Madri com 77; Burgos (58); Pamplona-Tudela (50) e Toledo (46).