O Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado do Vaticano, convocou a uma cúpula de representantes pontifícios que acontece na Santa Sé de hoje dia 15 até o dia 17 de fevereiro, em vistas da V Assembléia Geral do CELAM, que será em Aparecida (Brasil) de 13 a 31 de maio.

Depois da introdução do Cardeal Bertone, os vinte representantes pontifícios, junto com os Arcebispos Leonardo Sandri, Substituto para Assuntos Gerais da secretaria de Estado e Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados, estão intercambiando informações e reflexões sobre a situação social, religiosa e eclesiástica da América Latina.

O Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, falará sobre a V Assembléia Geral do CELAM.

O Cardeal é um dos três presidentes nomeados pelo Papa para a próxima assembléia, junto com os cardeais Francisco Javier Errazuriz Ossa, Arcebispo de Santiago do Chile e Presidente do CELAM, e Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo de São Salvador da Bahia (Brasil).

Por sua parte, o Cardeal Claudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, tratará o tema da situação do clero e das seitas. Além disso, os representantes pontifícios poderão estudar outras relações preparadas pelas Congregações para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e para a Educação Católica e pelos Pontifícios Conselhos para a Família, "Justiça e Paz" e para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A reunião será encerrada no sábado com uma audiência com o Santo Padre.