Ao inaugurar o 10° Encontro dos Bispos do Oriente, o Arcebispo de Santa Cruz, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, destacou a importância da solidariedade espiritual e material para com os desabrigados pelas inundações em diversas zonas do país.

Ante os bispos das dioceses de Pando, Beni, Reyes, Camiri, Ñuflo de Chávez, San Ignacio e alguns sacerdotes, o Cardeal boliviano destacou "a importância da solidariedade para os desabrigados e explicou que a reunião é uma expressão de afeto carinhoso aos irmãos que estão sofrendo".

Nas últimas semanas, graves inundações provocadas por intensas chuvas deixaram ao menos 30 mortos e milhares de danificados em algumas parte do território boliviano.

Do mesmo modo, o Cardeal expressou sentir-se abençoado por Deus por ver a união que se dá no lugar, já que neste mundo se vive confrontos e aqui há "a satisfação de ver todos os irmãos das Igrejas do Oriente representantes e a todos os sacerdotes".

O Cardeal Terrazas falou também sobre a atitude pastoral que devem assumir os bispos ante o movimento da autonomia na região, referindo-se a ela como "uma forma madura, eficaz e compartilhada, aquela que não é mais que um desejo de viver com maturidade os desafios que toca a cada um e a cada região".

Finalmente, o Arcebispo de Santa Cruz pediu aos participantes do encontro, não tirarem grandes definições dos temas a serem tratados, mas sim em uma vivência de oração, compartilhar e expressar os desejos de seguir trabalhando, face às limitações que se possam encontrar.