A Conferência Episcopal Argentina (CEA), apresentou o livro "Educação para o amor", que constitui "um plano de ensino e cartilhas de estudo" elaborado com ajuda de especialistas e onde se reafirma valores como a castidade e o exercício pleno da sexualidade no matrimônio.

O texto é destinado a diretores, docentes e pais "comprometidos na educação das crianças e adolescentes no relacionado com a sexualidade". Nesse sentido, convida a todos os envolvidos na formação dos jovens a receber com avaliação "esta contribuição, para que leiam e estudem tanto de forma pessoal como em grupo".

Do mesmo modo, afirmaram que o texto dá "orientações básicas aos temas vinculados com a afetividade e a sexualidade", reafirmando "valores como a castidade e a sexualidade no matrimônio".

A CEA assinalou que a educação sexual não pode ser reduzida por "aspectos técnicos e científicos", separando a de uma concepção integral da pessoa. O Episcopado recordou as palavras de João Paulo II, quem ensinou que "deve-se exigir uma educação da castidade e da virgindade, como virtudes que desenvolvem a autêntica maturidade".

O livro inclui temas como: princípios religiosos a respeito da pessoa humana e a família; diferencia entre o impulso sexual, o instinto sexual e a tendência ao amor; pornografia e consumo, preparação ao matrimônio e separações sexuais, métodos naturais de planejamento familiar, anticoncepcionais e abortivos, o significado e valor da virgindade, a homossexualidade, AIDS, entre outros.

Para mais informação sobre o livro "Educação para o amor", pode-se escrever ao correio eletrônico: libro@cea.org.ar.