Durante a Apresentação da Mensagem do Papa Bento XVI por ocasião da Quaresma 2007,o Arcebispo Paul Josef Cordes, Presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum”, destacou que o coração do pensamento do atual Pontífice é a centralidade de Deus na vida dos homens.

Durante a apresentação da mensagem intitulada "Olharão ao que transpassaram", Dom Cordes afirmou que as mensagens quaresmais dos pontífices “giravam até agora em torno das obras de caridade no sentido do compromisso social dos cristãos”.

Entretanto, a mensagem deste ano de Bento XVI “põe com força no centro a Deus Pai e tem um acento não antropocéntrico mas sim teocéntrico”.

“Esta mudança de pensamento –explicou o Arcebispo– pode ser observada em geral na predicação de Bento XVI. Parece desejar que nos dirijamos com maior intensidade ao Pai que está nos céus; que confiemos em seu Filho Jesus Cristo".

"Certamente –continuou–, também para Bento XVI Deus é como o grande ausente em nossa época, independentemente de que o homem o perceba ou não”.

“Está claro que o Papa não pode se render ante este empobrecimento. A ausência de Deus é pior que a miséria material, porque acaba com toda esperança firme e deixa o ser humano apenas com sua dor e seu lamento”, explicou Dom Cordes.

“Na mensagem quaresmal –prosseguiu– o Papa se refere à pena que pesa sobre nossas vidas por nossa culpa ou de outros, e nos faz elevar o olhar de baixo para cima. ‘Olharão ao que traspasaron!’”.