Depois da onda de violência desatada na última semana contra sacerdotes, Igrejas e casas de cristãos em diversas regiões da Índia, a Conferência dos Bispos Católicos do país (CBCI) emitiu um comunicado no qual condena os atentados e pede pela paz e a autêntica  tolerância religiosa.

A agência FIDES informou que no dia  26 de agosto foi registrado um ataque contra uma igreja católica no estado de Orissa (Índia centro-oriental), por parte de fundamentalistas hindus.

Segundo Dom Raphael Cheenath, Arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, o ataque contra este templo foi organizado e premeditado. Nesse dia, no povoado de  Raikia, no distrito de Kandhamal, um grupo de militantes hindus atacou e destruiu tanto a igreja de Nossa Senhora da Caridade como algumas casa de cidadãos cristãos vizinhos da paróquia.

A CBCI emitiu um comunicado que recolhe o relato do pároco, Pe. Alphonse Baliarsingh, segundo o qual 300 fundamentalistas armados com paus irromperam no templo derrubando a porta, e destruíram a imagem da Virgem, um Crucifixo e outras imagens sagradas. Os assaltantes fizeram uma fogueira com a Bíblia, livros litúrgicos, ornamentos e objetos sagrados e destruíram o sacrário.

Segundo o relato do Pe. Baliarsingh, posteriormente os facínoras atacaram algumas casa de cristãos e lançaram pedras contra a janelas da residência do pároco, que é também vigário geral da diocese.

De outro lado, no estado da Kerala, na região sul ocidental da Índia, a comunidade católica está comovida pelo brutal assassinato do Pe. Job Chittilappilly, de 71 anos, assassinado na manhã de 28 de agosto na paróquia de Nossa Senhora das Graças, na cidade de Thuruthiparambu.

As investigações policiais preliminares assinalam que o sacerdote –que durante 45 anos desenvolveu um serviço pastoral na comunidade católica de rito siro-malabar em Kerala-, foi encontrado morto com muitos cortes, nas primeiras horas da manhã. A causa do delito é ainda incerta mas, segundo os investigadores, a dinâmica do assassino faz pensar em uma execução em plena regra.

"O Padre Job estava rezando o Rosário antes da Santa Missa que tivesse tido que celebrar às 6h30, quando foi atacado e assassinado a navalhadas. Nossa comunidade diocesana está profundamente atribulada por este acontecimento. Não sabemos quem poderia havê-lo matado”, declarou à Fides o Bispo da Irinjalakuda, Dom. James Pazhayattil.

Fontes da Igreja local informaram que o sacerdote recebeu tempo atrás chamadas telefônicas ameaçando o de morte se ele continuasse sua “atividade de proselitismo”. O sacerdote estava acostumado a visitar também a famílias hindus, pelas quais era acolhido com agrado, e não fazia proselitismo, declarou Dom. Pazhayattil.

Este episódio é o último de uma nova série de agressões contra pessoas e lugares cristãos. John Sunderam, sacerdote palotino da arquidiocese do Ranchi, no estado leste de Jharkhand, ainda se encontra em estado de coma depois do ataque que sofreu em 22 de agosto por criminosos que, aparentemente, tentaram roubar o templo.