A igreja da paróquia Nossa Senhora da Encarnação de Alhama de Granada, a primeira consagrada do Reino de Granada por ordem da Rainha Isabel, A Católica, celebra neste ano seu 525º aniversário.

O Presidente da Associação de Estudos Alhamenhos, Andrés García Maldonado, explicou que a consagração deste templo na primavera de 1482, até então Mesquita Maior de Alhama, tem um grande significado histórico pois foi o que desencadeou a Guerra de Granada.

A consagração desta igreja, explica o historiador, conduziu o Papa Sisto IV, até esse momento observador na Retomada empreendida pelos Reis Católicos, a declarar de modo oficial a Guerra de Granada e expressar seu apoio aos soberanos em sua empreitada de devolver a Espanha aos cristãos.

Nesta data, adiciona García Maldonado, coincide com a incorporação desta localidade à Coroa de Castela, por isso solicitou à Junta Geral do Patronato de Estudos Alhamenhos, uma programação de distintos atos de celebração.

A consagração da igreja foi ordenada pela Rainha Isabel, a Católica, e realizada em 30 de abril de 1482 pelo Cardeal Pedro de Mendoza, acompanhado pelo Rei Fernando, o Católico, "seguindo o critério da época de consagrar as distintas mesquitas e as converter em Igrejas cristãs", explicou García Maldonado. Depois de consagrada, a mesquita foi destruída e em seu lugar se levantou uma igreja de estilo gótico.

Com diversos atos comemorativos aprovados pelo Patronato para cada mês de 2007 se celebrará este significativo aniversário. As principais se realizarão em abril, ao cumprir os 525 anos da consagração do templo, e em agosto, quando se celebrar o grande Dia do Reencontro.