A Igreja Católica abordará a partir de hoje e até o dia 14 de fevereiro em sua Assembléia de Delegados Diocesanos dos Meios de Comunicação Social, que acontecerá em Madri, "as novas provocações e possibilidades da comunicação eclesiástica", entre os que se acham "a realidade e futuro" da cadeia COPE.

Entre os objetivos deste encontro figuram, além disso, "a reflexão sobre a presença e imagem do catolicismo na opinião pública espanhola atual"; "a análise e a resposta pastoral e educativa da relação das crianças com os meios de comunicação social", e "a reflexão sobre o serviço que presta e as possibilidades pastorais que oferece a emissão das celebrações litúrgicas, em especial a Santa Missa via rádio e televisão".

A reunião começará com a saudação de recepção do Presidente da Comissão Episcopal dos Meios de Comunicação Social (CEMCS) e Bispo da Asidonia-Jerez, Dom Juan de Río Martín. Continuando, o Diretor do Secretariado da CEMCS, P. José María Gil Tamayo, apresentará os conteúdos do encontro.

Pela tarde, o Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais de Portugal e responsável pela retransmissão da Missa no Canal 4 de TV (Portugal), o Padre Antonio Rego, oferecerá uma palestra sobre "Comunicação e Liturgia".

"Missa televisionada e radiada"

Posteriormente, o Diretor de "O Dia do Senhor" da TVE, Jesus Sobrino; o Diretor da área sócio-religiosa da Cadeia COPE, o sacerdote Manuel María Bru; o Diretor de "A Missa na Espanha" da RNE, o P. Manuel Muñoz, e o Diretor do Secretariado da Comissão Episcopal de Liturgia, o P. Juan María Canals, refletirão em uma mesa redonda, coordenada pelo delegado diocesano do MCS de Toledo, Juan Díaz Bernardo, sobre "A missa televisionada e radiada".

Na terça-feira, dia 13, o Decano da Faculdade de Comunicação da Universidade Católica San Antonio de Murcia, Arturo Merayo dissertará sobre "Técnicas para melhorar a capacidade persuasiva da comunicação". Em seguida, os delegados por zonas ou regiões pastorais se reunião para analisar e compartilhar experiências.

Pela tarde, a Vice-reitora da Universidade Pontifícia de Salamanca, María Rosa Pinto falará de "As crianças e os meios de comunicação social: Uma provocação para a educação. Reflita em torno do lema das 41 Jornadas de Comunicações Sociais".

Posteriormente, o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade da Navarra, José Luis Orihuela, dissertará sobre "A comunicação cidadã: os blogs".

Outra mesa redonda, neste caso, integrada pela jornalista e diretora do programa "A tarde com Cristina", da Cadeia COPE, Cristina López Schlichting; o escritor e colunista da ABC, Juan Manuel de Prada; o jornalista e diretor do Mestrado em Jornalismo do 'El Mundo'-San Pablo/CEU, Justino Sinova, debaterá sobre "O catolicismo e opinião pública na Espanha".

No dia 14, o Presidente do Grupo COPE, Alfonso Coronel de Palma, analisará "O grupo COPE: Realidade e futuro de um projeto comunicativo eclesiástico". Nesta linha, o Diretor do Departamento de Cinema da Conferência Episcopal, Juan Orellana, oferecerá as comunicações de seu departamento relacionadas com a criação do Signis-Espanha e a promoção de filmes com valores cristãos. O encontro será terminado após as exposições em comum das conclusões.