O Departamento de Imprensa da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), afirmou que é “necessário e urgente” atualizar a Constituição nacional de “uma reconsideração” da dignidade humana, para poder “levar a bom término o processo social que vive nosso país”,.

Em seu comunicado “Carta Magna”, o Departamento de Imprensa indicou que tal atualização se deve dar “a partir de uma reconsideração da dignidade da pessoa, de seus direitos e obrigações, da história de nossa Nação e do novo cenário nacional e internacional que permita a nosso povo ter uma norma fundamental mais lembre a nossa realidade humana, cultural e institucional”.

“Em 2000, em sua Carta Pastoral 'Do Encontro com Jesus Cristo à Solidariedade com Todos', os bispos do México chamavam à reformulação de todo o sistema político, que requer de um discernimento ativo que delimite com precisão quais coisas devem manter-se e por quanto tempo, e quais devem modificar-se”, recordou o texto.

Do mesmo modo, a nota insistiu em a Declaração Universal dos Direitos humanos, assinada pelo México, “deve ajudar a nossa sociedade” e ao Parlamento “a fazer explícito e manifesto que toda lei tem seu fundamento na dignidade inalienável da pessoa humana e seus direitos fundamentais”.

O Departamento de Imprensa emitiu seu comunicado no marco das celebrações do 150º aniversário da Constituição de 1857 e os 90 anos da de 1917; as quais despertaram o debate sobre a necessidade de revisar nossa Carta Magna e adequá-la a nossa realidade nacional”.