O Pontifício Conselho para os Laicos anunciou recentemente que os estatutos e a forma de vida da Comunidade Católica Shalom recebeu o reconhecimento pontifício como Associação Privada Internacional de Fiéis, em período “ad experimentum”.

O fundador da Shalom, Moisés Louro do Azevedo Filho, destacou que “é uma graça estarmos recebendo hoje. Não é nosso mérito, mas sim um Dom de Deus. Uma graça recebida em vistas à edificação da Igreja e do serviço à humanidade e, por isso, queremos oferecê-la, respondendo com nosso compromisso, porque um carisma só tem razão de existir se estiver a serviço da edificação da Igreja”.

Azevedo Filho recordou que “foi um caminho cheio de graças, mas também de provas e purificações. Estamos hoje fechando um ciclo e começando um novo, um tempo novo tempo”.

A Comunidade Shalom nasceu em 1982 no Brasil,  na cidade de Fortaleza. É formada por homens e mulheres em diversos estados de vida: sacerdotes, consagrados e consagradas, matrimônios, todos unidos por uma consagração de vida, na pobreza, obediência e castidade, cada qual segundo seu estado. Procuram viver a contemplação, a unidade e a evangelização, com a missão de anunciar explicitamente a Cristo, vivendo e proclamando sua paz, a Shalom da Paz, que é o próprio Jesus.

Atualmente a Comunidade possui mais de dois mil membros, que exercem seu ministério em casas missionárias, centros de evangelização e de promoção humana em 41 dioceses do Brasil e 11 cidades ao redor do mundo.