O Coordenador do Movimento Cristão Libertação (MCL), Oswaldo José Payá Sardiñas, informou que se apresentou novamente aos países membros do Conselho de Direitos humanos da ONU, a resolução que solicita a liberação dos presos políticos pacíficos em Cuba.

Através de um comunicado, Payá recordou que a resolução “Necessidade que o Governo cubano liberte os prisioneiros políticos pacíficos”, foi apresentada pela primeira vez em novembro de 2006 à maioria dos países membros do Conselho de DH, “com a petição de que a promovam e aprovem”.

“Aproximando-se a próxima sessão do Conselho de DH, estamos tornando a apresentar esta petição a cada um dos governos membros desse Conselho, mediante cartas que levamos a suas embaixadas aqui em Havana a partir de 29 de janeiro deste ano”, assinalou.

No comunicado, Payá explicou que aprovar tal resolução “não seria uma ação contra Cuba, mas sim a favor de Cuba”, já que “a libertação imediata e incondicional dos prisioneiros políticos” que não cometeram violência, “será uma valiosa contribuição à justiça em Cuba e à reconciliação entre os cubanos”.

O texto recorda que o Conselho de DH da ONU tem por missão “promover e defender os Direitos humanos em todo mundo”. Entretanto, embora Cuba seja um dos estados membros, “dezenas de cubanos cumprem altas condenações da prisão só por exercer e promover pacificamente” estes direitos.

Por isso, o MCL chama “a todos os parlamentares e cidadãos dos estados membros” da ONU, e em especial, “daqueles estados que pertencem a seu Conselho de DH, a pedirem para seus governos que promovam” até sua aprovação, a resolução “Necessidade de que o governo cubano liberte os prisioneiros políticos pacíficos”.