Em um breve e enérgico comunicado, o Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi S.I., desmentiu uma notícia publicada pelo diário de Turim La Stampa, segundo a qual o Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de estado, teria “negociado” o silêncio da Igreja com o Presidente do Conselho Italiano, Romano Prodi, e que a Santa Sé teria recebido pressões sobre a nomeação do próximo Presidente do Episcopado Italiano.

“A propósito do que publicou esta manhã um importante jornal italiano, desminto que tenha acontecido recentemente um encontro entre o Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone e o Presidente do Conselho Italiano, Romano Prodi e que até o Vaticano tenha chegado uma carta dos bispos do Piamonte relativa à presidência da Conferência Episcopal Italiana”, assinalou o comunicado.

“La Stampa” disse nesta quinta-feira, no artigo desmentido, que o Cardeal Bertone e Prodi "teriam se reunido em privado nas últimas semanas”, onde o Secretário de estado teria acordado que a Igreja na Itália seja menos enérgica em seus pronunciamentos respeito a políticas públicas, como o tema  do reconhecimento dos casais de fato, atualmente no centro do debate público na Itália.

Além disso, o mesmo artigo assinalava que os bispos da região do Piamonte, ao norte da Itália, teriam escrito uma carta ao Papa Bento XVI pedindo que não nomeie como novo Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), ao Cardeal Angelo Scola, por ser próximo ao movimento italiano “Comunhão e Libertação”.

Na Itália, o Presidente da CEI é nomeado diretamente pelo Papa, que como Bispo de Roma é Primado da Igreja no país. A  próxima aposentadoria, por limite de idade, do Cardeal Camillo Ruini, e a súbita morte no ano passado de quem aparecia como seu sucessor natural, o Arcebispo de Monreale (Sicilia), Mons. Cataldo Naro, suscitaram especulações na imprensa respeito de quem será nomeado para liderar a CEI.

O Pe. Lombardi assinalou que nenhuma das duas “revelações” de “La Stampa” é certa.