O Arcebispo de Piura, Dom José Antonio Eguren, mostrou-se convencido de que “o Senhor Jesus segue chamando hoje em dia a um grande número de pessoas ao sacerdócio e à vida consagrada, e que portanto não há crise de vocações mas sim de resposta à vocação”.

Em uma homilia pronunciada na Catedral de Piura, o Prelado recordou que “assim como ontem, hoje o Senhor segue escolhendo e chamando livremente aos que Ele quer para que sejam como Pedro, pescadores de homens”. “Estou convencido que o problema não está no amor de Deus que é fiel e perseverante, mas sim na pessoa humana que não escuta e se mostra contrária ao chamado do Senhor em sua vida”, adicionou.

Do mesmo modo, Dom Eguren pediu a Deus que os que são chamados o sacerdócio ou à vida consagrada, “sejam capazes de escutar o chamado do Senhor e o valor de permitir que entre no barco de suas vidas, apartando um pouco de terra, quer dizer das preocupações e afãs deste mundo”.

”Senhor, peço-te que quem tem o chamado a ser sacerdotes, ou a fazer-se plenamente disponíveis ao anúncio do Evangelho na vida consagrada, sejam capazes de escutar sua voz e de responder ao Senhor com generosidade e valor. Que sejam conscientes que só serão felizes na medida em que acolham em suas vidas seu Divino Plano, como o fizeram a Virgem Maria, os apóstolos e os Santos,” anotou.

Finalmente, o Arcebispo de Piura exortou a todos os fiéis piuranos, sacerdotes, consagrados, religiosos e laicos, a não terem medo e como Pedro jogar generosamente as redes da nova evangelização e da salvação.