Em uma mensagem dirigida aos fiéis por ocasião do início do ano letivo 2007 na Costa Rica, o Arcebispo de San José, Dom Hugo Barrantes Ureña, recordou que a educação católica é um instrumento fundamental da Igreja para a evangelização.

Na mensagem publicada por "Eco Católico", o Prelado destacou "o trabalho realizado e que realizam os educadores, em distintos âmbitos, modalidades e níveis educativos em nosso país, no bem da infância e da juventude, em altares de construir melhores cidadãos, amantes da Pátria como é um fins da educação costa-riquenha".

Dom Barrantes recorda que são os pais de família, quem tem a responsabilidade de serem os "primeiros educadores de seus filhos, tarefa na qual contribuem os educadores das salas de aula escolares".

Entretanto, destaca que a Igreja "como Mãe e Professora, no processo da Nova Evangelização contribui com esta formação integral, mediante a disciplina de Educação Religiosa".

"Através dela oferece o Evangelho à pessoa humana, brinda princípios religiosos e éticos cristãos que devem fortalecer o processo educativo na dimensão doutrinal, busca obter o diálogo fé cultura e a coerência entre fé e vida no processo da educação; com o fim de que os estudantes, assumam os valores cristãos como um elemento de identidade cultural, necessários para um compromisso eclesiástico e de serviço evangelizador, e assim possam impregnar de Evangelho ao mundo da família, do trabalho, da economia, da ciência, da arte, da literatura e dos meios de comunicação", disse o Prelado.

Por isso, o Arcebispo de San José insiste "a pais, mães de família, sacerdotes e a todos aqueles encarregados de velar pela educação da infância e a juventude, para que apóiem a formação religiosa que se brinda no presente por meio da Disciplina de Educação Religiosa, para que as crianças e jovens possam ter sólidos critérios cristãos a fim de viver o compromisso de serem filhos e filhas de Deus no Século XXI".