A Igreja na Alemanha celebrou no dia 4 de fevereiro na cidade alemã de Colônia o 60° aniversário de fundação da organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN).

Este aniversário não “é motivo para a nostalgia, mas sim um momento para novas iniciativas. Não esqueçam suas raízes!”, disse o Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, durante sua homilia que presidiu para a ocasião.

Por sua parte, o Cardeal Darío Cardina Castrillón Hoyos, Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, destacou a prioridade pastoral dos esforços da AIN. “Nosso Santo Padre Bento XVI disse que ‘todos os homens querem deixar uma pegada que permaneça’. Mas, o que é isso que permanece? Não é o dinheiro. A única coisa que permanece para sempre é a alma humana, porque é criada por Deus. O trabalho que permanece é o amor”, disse o Cardeal.

Por outro lado, o Arcebispo melquita (católico) de Akka (Galileia, Israel), Dom Elías Chacour, comentou que “sou um conhecido mendigo. Sou o primeiro Bispo árabe palestino há 500 anos. Meu povo foi destruído e desde 1948 somos refugiados. O desafio para a Igreja na Galileia é criar unidade na diversidade, e para fazer isso necessitamos de cristãos nessa terra. AIN fez muito a respeito. Se os cristãos seguem emigrando como estão fazendo, logo só teremos pedras e pó. Necessitamos muito deles para podermos ser auto-suficientes”.