O Instituto de Política Familiar (IPF) anunciou que além de impulsionar uma série de medidas a favor da família na Europa entre diversas administrações e organismos nacionais e internacionais, realizará o Primeiro Relatório sobre a Evolução da Família na América Latina.

O instituto familiar, que Ma semana passada apresentou o revelador Relatório sobre a Evolução da Família na Espanha em 2006, comunicou que impulsionará a Aliança Européia das Famílias proposta pela Ministra da Família alemã, Ursula von der Leyen e pedirá a criação de um Observatório Europeu da Família que análise a situação e evolução da família na Europa, “assessorando, controlando e fiscalizando as medidas políticas que a afetem, assegurando que as políticas públicas se desenvolvam com perspectiva de família”.

Deste modo anunciou que solicitará às distintas administrações nacionais a elaboração do Livro Verde da Família na Europa, que “análise a problemática da família, suas causas e conseqüências e proponha soluções e alternativas a tal problemática”. Segundo a Presidente da Rede Européia do IPF, “dos 95 livros verdes escritos desde 1984, nenhum deles se dedicou à família”.

O juízo de Velarde, “terá que converter à família em uma prioridade política na Europa incorporando a ‘perspectiva de família’ em todas as atuações, políticas e programas da União Européia, promovendo a convergência nas políticas familiares nacionais, evitando a discriminação entre países e impulsionando a igualdade de oportunidades entre as famílias européias”.