Na extensa carta dirigida aos jovens do mundo por ocasião da XXII Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará em todas as diocese na próximo Domingo de Ramos, 1o. de abril, o Papa Bento XVI propôs aos jovens três âmbitos onde é necessária sua presença e seu testemunho de amor.

Na carta, o Pontífice assinala “três âmbitos da vida cotidiana onde vós, queridos jovens, estão chamados em modo particular a manifestar o amor de Deus”.

O primeiro âmbito é a Igreja que é nossa família espiritual”, diz o Papa; ao chamar os jovens à  alimentar, “com seu entusiasmo e sua caridade, as atividades das paróquias, das comunidades, dos movimentos eclesiais e dos grupos juvenis a que pertencem. Sede solícitos em procurar o bem de outros, fiéis aos compromissos assumidos. Não duvidem em renunciar com alegria a algumas de suas diversões, aceitem de boa vontade os sacrifícios necessários, dêem testemunho de seu amor fiel por Cristo anunciando seu Evangelho especialmente entre seus coetâneos”.

Noivado e vocação

"O segundo âmbito  é sua preparação para o futuro que vos espera. Se forem noivos, Deus tem um projeto de amor para seu futuro matrimônio e família e por isso é essencial que o descubram com a ajuda da Igreja, livres do prejuízo segundo o qual o cristianismo, com seus mandamentos e suas proibições, obstaculiza a alegria do amor e impede em particular desfrutar plenamente daquela felicidade que o homem e a mulher procuram em seu recíproco amor”.

O período do noivado, fundamental para construir o matrimônio, é um tempo de espera e de preparação, que terá que viver na castidade dos gestos e das palavras. Isto permite amadurecer no amor, no cuidado e na atenção para com o outro; ajuda a exercitar o autodomínio, a desenvolver o respeito do outro, características do verdadeiro amor que não procura em primeiro lugar a própria satisfação nem o próprio bem-estar. Na oração comum peçam ao Senhor que cuide e acrescente seu amor e o purifique de todo egoísmo”, assinala o Papa.

Mas o Papa Bento XVI  convida também os jovens a estarem “preparados a dizer ‘sim’, se Deus chamar a segui-lo no caminho do sacerdócio ministerial ou da vida consagrada. Seu exemplo será um estímulo para muitos de seus coetâneos, que estão procurando a verdadeira felicidade”.

Vida cristã, vida cotidiana

O terceiro âmbito do compromisso que suporta o amor é o da vida cotidiana com suas múltiplas relações”; diz o Papa, ao referir-se “sobre tudo à família, ao estudo, ao trabalho e ao tempo livre”.

“Desenvolvam suas capacidades, não só para ser mais ‘competitivos’ e ‘produtivos’, mas sim para serem ‘testemunhas da caridade’. Unam à formação profissional o esforço de adquirir conhecimentos religiosos úteis.  De modo particular, convido a aprofundar na doutrina social da Igreja, para que a partir de seus princípios inspire e ilumine sua ação no mundo”, assinala o Pontífice.