A Santa Sé publicou nesta segunda-feira as palavras que o Papa Bento XVI dirigiu no sábado pela tarde aos participantes da Jornada da Vida Consagrada, a quem recordou que a consagração testemunha o sentido da vida em Deus.

Depois de saudar consagrados e consagradas de diversos carismas, o Pontífice afirmou que a jornada era “muito oportuna para pedir juntos ao Senhor o dom de uma presença cada vez mais incisiva e consistente dos religiosos, religiosas e pessoas consagradas na Igreja em marcha pelos caminhos do mundo”.

“Em nossa época –disse o Papa-, está muito difundida sobre tudo entre os jovens a necessidade de encontrar a Deus. Os que foram escolhidos por Deus para a vida consagrada fazem sua de forma definitiva este desejo espiritual."

“Com seu exemplo proclamam a um mundo freqüentemente desorientado, mas na realidade sempre em busca de um sentido, que Deus é o Senhor da existência”, adicionou.

O Santo Padre destacou em seguida que as pessoas consagradas, “escolhendo a obediência, a pobreza e a castidade pelo Reino dos Céus, demonstram que qualquer apego e amor às coisas e às pessoas são incapazes de saciar definitivamente o coração”.

Bento XVI recordou que quando se renuncia a tudo para seguir a Cristo, “também a pessoa consagrada que segue seus rastros se transforma necessariamente em ‘sinal de contradição’, porque sua forma de pensar e de viver, freqüentemente contrasta com a lógica do mundo.

“Ante um valor semelhante –adicionou-, quanta gente sedenta de verdade se comove e se sente atraída por quem não duvida em dar a própria vida por aquilo em que acreditam!".

O Papa exortou aos pressente a não esquecerem jamais que a vida consagrada é “um dom divino e que em primeiro lugar é o Senhor o que a leva a bom porto”.

“Esta certeza deve consolar e preservar das tentações do desalento frente às dificuldades inevitáveis da vida e às múltiplas provocações da época moderna”, advertiu.

“Cristo, verdadeira luz do mundo, que resplandece na noite da história e ilumina a todo o que busca a verdade. Queridos consagrados e consagradas, ardam com esta chama e façam resplandecer em sua vida para que em qualquer parte brilhe um fragmento do fulgor irradiado por Jesus, esplendor de verdade!”, concluiu.