O Presidente Néstor Kirchner recebeu nesta manhã a Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina (CEA) em uma reunião durante a qual, os bispos reiteraram o apoio da Igreja ao processo de reconciliação nacional.

A comitiva episcopal esteve integrada pelo Presidente da CEA, Dom Eduardo Mirás, Arcebispo de Rosário; o primeiro Vice-presidente, Cardeal Jorge Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, e o Bispo de Lomas de Zamora e representante dos bispos na Mesa de Diálogo Argentino, Dom Agustín Radrizzani. Por parte do Governo estiveram presentes o ministro do Interior, Aníbal Fernández; o secretário geral da Presidência, Oscar Parrilli, e o secretário de Culto, Guillermo Oliveri. Também participou, durante breves minutos, o ministro da Educação, Daniel Filmus.

Segundo os bispos, o encontro –de uma hora e dez minutos- foi muito cordial e o mandatário “pôs tudo sobre a mesa: suas esperanças, suas dúvidas, seus sentimentos, suas perplexidades”.

Os pastores “reiteraram a vontade da Igreja para colaborar com a paz social, no âmbito do Diálogo Argentino”.

Segundo Dom Radrizzani, Kirchner fez “uma longa explicação de toda a situação social do país” e manifestou seu interesse em todas as instâncias de diálogo. Interessa-lhe mais o diálogo como metodologia que como técnica, mas ofereceu seu apoio incondicional”.

O Prelado destacou que “o que mais interessa ao Diálogo Argentino neste momento é seguir construindo a paz social e preocupar-se com o tecido social. O mais importante é seguir trabalhando pela defesa das instituições, procurar o saneamento do tecido social e evitar esses confrontos que para nós são deletérios, porque em lugar de construir a Argentina, ferem-na cada vez mais”.