Fontes da organização da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, a celebrar de 13 a 31 de maio próximo nesta cidade, assinalaram que “uma das principais dificuldades” será financiar o custo do evento que chega a 1,2 milhão de dólares, por isso as próprias Igrejas particulares deverão ser também fonte de arrecadação”.

Assim divulgou o Secretário Executivo do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), P. Sidney Fones, quem presidiu na quinta-feira no Santuário Nacional de Aparecida a reunião de representantes das diversas comissões de trabalho da V Conferência que será inaugurada pelo Papa Bento XVI.

Cobrir os gastos do evento “é uma das principais dificuldades. Metade do custo será com a permanência em Aparecida dos 300 religiosos vindos da América Latina e do Caribe”, disse o sacerdote chileno aos jornalistas.

Segundo o P. Fones, os 600 mil dólares previstos para costear a hospedagem serão pagas pelos participantes, e da soma restante, que deve ser reunida através de doações de empresas, 400 mil dólares serão destinados a gastos de comunicação por satélite a todo mundo.