O Bispado de Bilbao convocou uma concentração pela “tão ansiada” e por sua vez “esquiva” paz neste sábado, 3 de fevereiro, pela tarde na praça da catedral da diocese basca.

Na concentração, convocada sob o lema “Mova-te pela paz. Zure pausoa, bakerako hauspoa”, Dom Ricardo Blázquez, Bispo de Bilbao e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, lerá uma “mensagem eclesiástica ante a delicada situação em que nos encontramos com respeito à tão ansiada, e por sua vez esquiva paz que nosso povo vem desejando”, informa um comunicado diocesano.

“Todas as comunidades cristãs vão participar deste ato, mas a convocação tem um caráter mais ampla e dirigida ao conjunto da sociedade basca”, acrescenta a nota.

O comunicado constata que “o caminho para a paz exige mover-se” e assinala que a necessidade de “olhar criticamente, sem ingenuidade, ao passado com compaixão, à presente com ternura e ao futuro com confiada esperança. É preciso dar passos, prosseguir tarefas e inclusive abrir caminhos inéditos”.

A comunidade cristã compartilha sua esperança com outros povos, cidadãs e cidadãos, grupos e organizações. É companheira de caminho de quem procura a paz e a reconciliação. Neste sentido, o gesto convida a olhar também os passos de outras pessoas e quer animar a somar-se a outras iniciativas e propostas que se oferecem em meio de nossa realidade.

No ato se explicará “como esta convocatória responde ao eixo do gesto diocesano deste ano, que acontece por empurrar todos para a paz, em um momento muito delicado depois da ruptura do alto o fogo por parte do ETA, no dia 30 de dezembro”.

Antes da concentração, ao meio dia, será realizada a “'Baloada' pela paz”, uma manifestação festiva em que jovens e crianças percorrerão as ruas de Bilbao, lerão um comunicado e acontecerá uma solta de balões.