O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, propôs a abertura do processo de beatificação do médico e reitor da Universitat de València, Juan José Barcia Goyanes (1901-2003), por seu exemplo de santidade, fé e sabedoria para a sociedade.

Logo depois de inaugurar a cadeira “Juan José Barcia”, criada pela Universidade Católica de Valência “São Vicente Mártir” para o estudo do envelhecimento e o desenvolvimento integral dos idosos, o Prelado indicou que o testemunho do médico “pode ser um convite à sociedade ao mostrar que detrás da ciência também está a santidade e que detrás da investigação também pode estar um santo”. 

“Merece a pena que a Igreja também possa ensinar à sociedade Santos que têm uma exemplaridade em todos os campos. Juan José Barcia  teve um extraordinário conhecimento teológico e filosófico, além de cientista e de idiomas”, adicionou.

Do mesmo modo, ao reunir-se com os familiares de Juan José Barcia,  o Arcebispo de Valência os animou a iniciar o recolhimento de documentação para poder abrir o processo de beatificação.

Juan José Barcia Goyanes nasceu em Santiago de Compostela. Foi diretor da Escola Universitária de Magistério Edetania durante cinco anos, entre os anos 1974-75 e 1979-80. Além disso, foi decano da Faculdade de Medicina da Universitat de Valência, presidente da Real Academia de Medicina e presidente da Junta Diocesana de Ação Católica durante 30 anos.

Igualmente, foi condecorado com a Medalha de Ouro da Sociedade de Neurocirurgia da Espanha, a Encomenda com Placa da Ordem Pontifícia de São Gregório Magno e as Grandes Cruze de Sanidade e do Afonso X, o Sábio, entre outras numerosas distinções.