O Presidente da Conferência Episcopal Chilena e Bispo de Rancagua, Dom Alejandro Goic, publicou um comunicado onde reitera a posição da Igreja na defesa da vida e assegura que resolver os problemas sociais como a gravidez adolescente passa por "reforçar o compromisso da família na educação da sexualidade de seus filhos".

Dom Goic recordou que "o país conhece os reparos que formulou a Igreja Católica em relação às Normas Nacionais sobre Regulação da Fertilidade. Similares apreensões manifestaram, além disso, pessoas peritas e diversas instituições do país. Entretanto, o Governo manifestou sua intenção de aplicar um documento que recolhe, de modo unilateral, uma visão parcial do homem e da sociedade. Contém políticas públicas adotadas sem escutar a uma parte importante do Chile".

"Fala-se de reforçar o compromisso da família na educação da sexualidade de seus filhos, e também de assumir certas formas de conselhos, particularmente em relação à sexualidade e da fecundidade, em especial dos adolescentes. Estes aspectos essenciais deveriam ser a prioridade tanto para as pessoas como nas políticas públicas", assegurou.

Segundo o Bispo, "é nisto que se joga a verdadeira prevenção dos males que se busca superar, muito mais que nas medidas propostas pelas referidas Normas. Mas para que realmente tenham eficácia se requer que estas tarefas sejam estabelecidas sobre a base da natureza e dignidade próprias do ser humano, e que sejam fruto de um diálogo amplo em que sejam escutados diversos setores da sociedade, incluídos aqueles que refletem sobre a pessoa e seu sentido transcendente".

Reiterou que aos bispos também preocupa "a realidade social da gravidez adolescente. Entretanto, a normativa até agora conhecida não é a solução que o país se merece, pois põe em perigo vidas humanas já concebidas e completamente indefesas. Com a mesma força de ontem, amparamos hoje a estas vistas em perigo e levantamos nossa voz para as defender. Poderíamos atuar de outro modo se pretendemos ser conseqüentes com o Evangelho?"

"A defesa da vida em todas suas etapas é um dos valores essenciais da existência humana e de tudo aquilo que proteja sua dignidade", adicionou e convidou os chilenos "a fazer um discernimento amadurecido e sereno frente a esta situação que constitui um passo atrás na defesa da vida, e a renovar todos os esforços possíveis para fortalecer o diálogo familiar, a educação para o amor, o compromisso e testemunho em favor da vida e a dignidade das pessoas".