O Vaticano, através da Congregação para os Bispos, suspendeu “a divinis” ao Bispo Emérito de San Pedro, Dom Fernando Lugo, logo que anunciasse sua decisão de postular à presidência do Paraguai no ano 2008.

A Nunciatura Apostólica difundiu o decreto assinado pelo Prefeito da Congregação, Cardeal Giovanni Battista Re, segundo o qual Lugo "permanece no estado clerical e continua estando obrigado aos deveres a ele inerentes, embora suspenso no ministério sagrado".

Do mesmo modo, a missiva recorda a Lugo que "o episcopado é um serviço aceito livremente para sempre" e esclarece que em seu caso não se aplica a exceção prevista em um canon do Código de Direito Canônico para poder assumir diretamente o trabalho político.

"A exceção à proibição prevista nesse canon não é aplicável em seu caso: Paraguai de fato é uma nação livre e democrática e a Igreja –cujos direitos se respeitam– está representada por um laicado comprometido", explica o Cardeal Re.

Neste sentido, argumenta que “a candidatura de um bispo seria motivo de confusão e de divisão entre os fiéis, uma ofensa ao laicado e uma 'clericalização' da missão específica dos laicos e da mesma vida política”.

"A Santa Sé, portanto não vê a existência de uma justa e razoável causa, exigida no canon 90 para conceder a dispensa que você solicita", sustenta.

Ao mesmo tempo, a Nunciatura divulgou uma segunda carta do Cardeal Re enviada a Dom Lugo no início de janeiro em que notificava que o Papa Bento XVI rechaçava sua solicitude de voltar para estado laico.

O Ex-bispo de San Pedro declarou à agência EFE que já esperava a sanção do Vaticano e que renunciou a sua condição clerical em público porque a Constituição do Paraguai não permite que os religiosos possam exercer a Presidência ou a Vice-presidência do país.

“Dei o passo necessário para que a Constituição me habilite para que eu seja candidato. Acredito que a opinião que possa dar o Vaticano, ou a permissão, a negação, ou a suspensão, que acredito que é a mais factível, não influenciará para que a Constituição me habilite ou não”, disse poucas horas antes de conhecer a sanção.

Lugo, de 55 anos de idade, informou sua decisão de concorrer à presidência em uma mensagem à nação no dia 25 dezembro do ano passado.

O Ex-bispo foi criticado pelo Vice-presidente do país, Luis Castiglioni, quem o acusou de "farsante" e "violador" das leis canônicas e da Constituição argumentando que teria gerado seu projeto político um ano antes de sua renúncia ao cargo de Bispo de San Pedro.